quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Shell


O primeiro Shell Unix, o sh criado por Ken Thompson, foi modelado depois do shell Multics, em si modelado com base no programa RUNCOM de Louis Pouzin.
O sufixo 'rx' presente em alguns arquivos de configuração do unix (".vimrc"), é um remanescente do ancestral RUNCOM dos shells Unix.

Quase todos os Shells dos sistemas operativos modernos podem ser usados de duas formas - Interativo e modo Batch ou lote.

Batch ou lote - envolve estruturas, condicionais, variáveis e outros elementos de linguagem de programação. Porém, apenas alguns tem apenas o necessário para um propósito específico, outras atendem propósitos mais diversos e sofisticados.

Podemos traduzir a palavra Shell,para Português nesse caso pode significar "concha" ou "casca". Na informática o Shell, de uma maneira genérica, é um programa que intermedeia o contato entre o utilizador e o computador.
É a interface entre o utilizador e o sistema operativo - Kernel, sendo que aqui apontei o termo mais usado no quotidiano, que se refere aos interpretadores de comandos do sistema Unix e seus similares.
 Existem várias implementações de Shell, posso então mencionar alguns:
  • csh;
  • tcsh;
  • bash;
  • ksh;
  • zsh.
  • etc
Cada um destes pode executar comandos gerais do sistema de uma maneira muito semelhante, no entanto cada um tem a sua estrutura e comandos próprios, diferenciando-o, tendo ainda em conta outra grande diferença entre eles são as facilidades que nos oferecem para reaproveitamento de comandos e manipulação da linha de comandos.
Todo o utilizador em sistemas Unix ou similares tem um Shell associado a si em cadastro. Então, podemos dizer que o Shell do utilizador ''abc" é o csh, por exemplo, se este for o Shell cadastrado para o usuário.
Porém o cadastro só permite associar um shell a cada utilizador, é muito simples passar de um Shell para o desejado, passando a usar outro interpretador de comando, bastando chama-lo.

 Se um utilizador, por exemplo, está no shell "sh" e executa o comando "csh", passa neste momento a usar o shell "csh" como interpretador de comandos até que saia dele com o comando "exit" ou outro comando para sair do shell.
Existem diversos comandos da Shell, uma dica é reparar antes dos comandos geralmente tem simbolo como o dolar($) ou tralha(#), isso indica que o texto a frente deve ser usado num interpretador de comandos (Shell).
Muitos de nós podem se confundir na hora de seguir os passos que estão postados na internet (fóruns, blog's , ...), pois não conhecem esse pequeno detalhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário