sábado, 5 de outubro de 2013

Como instalar o Ubuntu


Inicialmente, é importante decidir-mos se queremos instalar o Ubuntu com o Linux e escolher qual bootar ao ligar o computador ou se iremos ''zerar'' o disco rígido e deixar simplesmente só o Ubuntu instalado.
Na primeira opção, é necessário reservar um espaço no disco para o outro Sistema Operativo ou porém instalar em um segundo disco rígido, nas ambas opções é recomendado reservar pelo menos 20GB para não haver problemas no futuro.
Devemos também ter em consideração antes de ''colocar-mos mãos a obra'' , é se possível anotarmos em um papel qual é modelo da placa de vídeo, antena wireless e entre outros componentes, pois devemos conhecer devidamente o nosso computador.

Após baixarmos o Ubuntu, basta gravá-lo num DVD, usando um programa da nossa preferência. E após isto é só ''colocar-mos mãos a obra''!

  • Reinicie o computador e escolhemos a opção a realizar o boot pelo Ubuntu. Após iniciar-mos, teremos duas opções:


Try Ubuntu :  esta opção serve para o utilizador experimentar o sistema sem realizar nenhuma. 
Install Ubuntu : esta opção realiza logo a a intalação.

P.S.: Mesmo que o utilizador escolha "Try Ubunto", ´3 possível iniciar a instalação por meio de um atalho no desktop.


  •  "Preparing to install Ubuntu", pede que três itens sejam cumpridos para melhor aproveitamento da instalação 


Os três itens que devem ser cumpridos são : 
- Ter 4,4 GB (5,5GB nas versões novas) de espaço disponível no disco;
- Estar conetado a uma fonte de energia;
- Estar conetado a Internet.
  • Particionamento de disco, temos três opções a considerar: instalar o Ubuntu com o Windows; substituir o Windows ou ''Something else". A primeira opção talvez seja mais vantajosa .



Das três opções, todas elas funcionam na maioria das vezes, no entanto o mais importante é sabermos o que estamos a fazer e conhecer um pouco de como funciona o linux.

  • Supondo que seleccionamos a opção "Something else", a janela que vai abrir não é "simpática", mas com algumas dicas simpatizaremos com ela

- Os discos são identificados como "sda" ou "hdb", que na verdade são partições do disco. "sd" significa SATA Disk e "hd" é hard drive, seguido da abreviatura tem uma terceira letra, essa é o número da partição, por exemplo "sda" o 'a' é a partição 1, "hdb" o 'b' é  a partição 2 e assim por diante. 
- No Windows estamos habituados a formatar partições como NTFS, no entanto no Ubunto e outras distros linux em geral utilizam o sistema de arquivos Ext4. Necessitamos pelo menos de criar uma partição com esse formato para instalar o sistema, tendo de reservar pelo menos 1GB para criar outra partição swap, que basicamente funciona como memória virtual do Windows.

Com as informações acima podemos então particionar o nosso disco. Em exemplo, no site aonde fui buscar muitas informações , num disco de 20GB podemos criar uma partição de 19GB formatada como Ext4 com ponto de montagem de "/" (que equivale ao C: do Windows) e assim continuar com a instalação.
Assim, podemos instalar o Ubuntu de forma básica - uma partição e outra para swap.
Na parte seguinte temos de escolher aonde o Bootloader  deve ser instalado, que por padrão será instalado no mesmo disco que o Ubuntu. Isso é importantíssimo para quem pretende ter o computador com Dual-Boot entre os dois sistemas operativos (Windows e Linux)  através de uma ferramenta chamada GRUB, não necessitamos de evitar o prosseguimento principalmente em computadores que só possuem um disco rígido.
Mas esta não é a única forma de particionar-mos o disco, o utilizador pode optar com layouts de partição sofisticados (separa a partição/home em um partição Ext4 isolada, equivalente a ter uma partição especifica de dados no Windows) e sistema de arquivos diferente (como por exemplo ReiserFS ou mesmo NTFS), no entanto essa etapa requer um conhecimento adicional do Linux e pode comprometer a integridade do sistema se executada de forma errada.


Ao clicar em "Continuar", a instalação já é iniciada, mas são necessárias algumas informações do utilizador, como por exemplo a localização, a senha e o nome do computador. 
No final destas operações, basta esperar o final da instalação, clicar em reiniciar, remover a "publicidade" de instalação e começar a utilizar o Ubuntu.




Conseguiu instalar o Ubuntu sem qualquer problema?  

Sem comentários:

Enviar um comentário