segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Unix

É um sistema operativo portátil, multi-tarefa e multi-utilizador, originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas Mcllroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell, da AT&T, que inicialmente tinham como objetivo o desenvolvimento do sistema operativo - Multics. ( Com a colaboração da General Eletric(GE) e do Massachussets Institute of Techonology (MIT)).

Unix é uma propriedade do The Open Group (consórcio formado por empresas de informática).


Multics  inicia-se então em 1965, este deveria ser um sistema de tempo compartilhado para uma grande comunidade de usuário. No entanto, na altura os recursos computacionais disponíveis, particularmente os computadores utilizados, um GE 645, revelam-se insuficientes para as pretensões do projeto.
1969 - Bell retira-se do projeto, com duas razões principais, citadas para explicar o motivo da sua saída, sendo a 1ª- As três instituições continham objetivos diferentes e dificilmente, alcançariam assim o objetivo; 2ª- os participantes sofriam da síndrome do segundo projeto e, por isso queriam incluir no Multics tudo o que se tinha excluído de projetos anteriores.

 GE- 645

Ainda, neste mesmo ano, Thompson, usando inutil computador , PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando assembly. 

PDP-7




Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de UNIX.

1973 - Ritchie e Thompson reescreveram o Unix, usando a Linguagem C, para um computador PDP-11. 

PDP-11



*

A Linguagem C havia sido desenvolvida por Ritchie para substituir as limitações da Linguagem B, desenvolvida por Thompson.

*

Ao longo dos anos 70 e 80, foram desenvolvidas as primeiras distribuições de grande dimensão, como os Sistemas BSD, Sysem III e System V.

1977 - AT&T começou a fornecer o Unix para instituições comerciais, a abertura deste mercado deve muito a um cientista de Yale e fundador da Interactive System Corporation -Peter Weiner.
Weiner conseguiu licença para transportar e comercializar o Unix par o computador Interdata 8/32 para ambiente de automação de escritório.

 Interdata 8/32

De 1977 a 1981 - AT&T integrou muitas variantes no primeiro sistema Unix Comercial chamado de System III.

1983 - Depois de vários melhoramentos, a AT&T apresentava um novo Unix comercial, agora chamado de System V.

Hoje, o System V é o padrão internacional de fato no mercado Unix, constando nas licitações de compra de equipamentos de grandes clientes. 

Unix é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operativos que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas Unix Originais, sendo todos eles desenvolvidos em torno de padrões (por exemplo : POSIX (Portable Operating System Interface)).

Alguns Sistemas Operativos derivados do Unix : 
  • BSD (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD);
  • Solaris (ou SunOS);
  • IRIXG;
  • AIX;
  • HP-UX;
  • Tru64;
  • SCO;
  • Linux (e as suas centenas de distribuições);
  • Mac OS ;
  • Entre outros.

O Unix é um Sistema Operativo com as seguintes características :
  • Arquivos de dispositivo;
  • Sistema Operacional Multi-Tarefa ;
  • Sistema Operacional Multi-Utilizador. 


Estrutura do Unix

Consiste basicamente em duas partes:

  • Núcleo  - parte que relaciona.se diretamente com o hardware, e que executa num espaço de memória privilegiado. Agenda processos, gere a memória, controla o acesso a arquivos e a dispositivos de hardware. O acesso ao núcleo é feito por chamadas de sistemas, que são funções fornecidas pelo núcleo, sendo disponibilizadas para as aplicações por bibliotecas de sistema C;

  • Programas de Sistema -  aplicações, executadas em espaços de memória não privilegiados, e que fazem a interface entre o usuário e o núcleo, consistem, principalmente, de :  
-Conjunto de Bibliotecas C,
-Shell,
-Programas utilitários diversos,
-Ambiente Gráfico ;

O espaço de memória utilizado pelo núcleo é denominado espaço do núcleo, a area para os outros programas é denominada espaço do usuário, esta separação é um mecanismo de proteção que impede que programas comuns interfiram com o sistema operativo.




Sem comentários:

Enviar um comentário