segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Linux


O Linux é um Sistema Operativo desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix, este teve a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet.
O seu código está disponível sob a licença Gnu General Public License (GPL), em particular versão 2, ou seja, qualquer pessoa pode utilizar, modificar, estudar e distribuir o código, de acordo com os termos da licença.



O desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado no seu interesse no Minix, um pequeno  sistema Unix. Segundo, Linus pelas suas próprias palavras "a better Minix than Minix"  ("um Minix mellhor que o Minix"). 
Passado algum tempo, enviou uma mensagem para comp.os.minix 


Curiosamente, o nome Linux, foi dado pelo administrador do site ftp.funet..fi - Ari Leemke , que deu o nome ao diretório FTP, aonde o núcleo Linux estava disponível.
Linus inicialmente tinha dado Batizado o sistema operativo como "Freax".

5 Outubro de 1991 -   foi anunciado a primeira versão "oficial"  do núcleo - versão 0.0.2, desde então, muitos programadores de todo o mundo, têm ajudado a tornar o Linux naquilo que ele é hoje.

Inicialmente o Linux, era só utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos , usavam-se linhas de comandos. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam ambientes gráficos, e distribuições cada vez mais amigáveis de forma a qualquer pessoa conseguir trabalhar com o Linux.

O linux, hoje em dia é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade se instalar drives de som, video, modem, entre outros.

É um Sistema Operativo : 
Livre, 
Gratuito,
e contém todas as características presentes nos sistemas operativos modernos :
Multi-Tarefa ,
 Multi-Usuário, 
Multi-Processamento,
 Multi-Plataforma, 
Preemptivo, 
Sistema Monolítico,
Partilha de Bibliotecas,
Capacidade de processamento 64 bits e 32 bits;
# Super Usuário;
$ Usuário Comum;
Interface Gráfica e Prompt de Comando.

No entanto, como o Linux é um software livre, foram surgindo as chamadas "Distribuições Linux", muitas pessoas e por vezes até empresas se dedicam a organizar o Kernel e mais uma série de aplicativos e manuais, para que o sistema fique mais amigável. 
Vou aqui citar algumas distribuições, para que vocês possam "investigar" este assunto mais a fundo : 
-Ubuntu
-Mandriva
-Fedore
-openSUSE
-Ubuntu Studio
-Mint
-Debian
-Sebayon
-MEPIS
-Puppy

Porém não sei se estas distribuições ainda continuam, mas pelos dados que fui reunindo, suponho que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário